top of page

O coração vive de sorrisos de Carolina Cruz

Foto do escritor: Rina MarquesRina Marques

Atualizado: 16 de mar. de 2020

Um grande obrigada à Carolina Cruz por me ceder o seu ebook para o projeto "O que é nacional é bom"🇵🇹

Se ainda não leste, lê a "primeira parte" da resenha no instagram, onde abordo a minha opinião a nível geral do tema e do que senti sobre o livro!

Aqui venho dar continuidade à resenha, pois este livrinho incrível, tem muito para se ser falado, e o curto espaço do instagram não consegue ser suficiente para tal!

Irei abordar uma por uma cada história deste livro! São 5 historias de amor, com pessoas com limitações físicas ou psicológicas....


Cláudio, Parlisia cerebral:

Aqui vamos conhecer a história de amor de Cláudio com Catarina, Catarina é uma jovem universitária de Fisioterapia, e no seu primeiro dia de estágio conhece Cláudio, Cláudio tem parlisia cerebral e já passou por inúmeras cirúrgias, esta última fez-lhe ficar numa cadeira de rodas, ao início Catarina não foi muito à bola de Cláudio, ele era irritante, mas ele demonstrou ser atencioso com ela, e passaram almoçar juntos (...) mais não vos posso contar, esta história é uma das minhas favoritas, tem um final impactante, senti as lágrimas a escorrerem pelo meu rosto de tão emocionada que fiquei!


Alice, Trissomia 21:

Alice tem 17 anos e vive numa instituição de adopção e nunca o fora, isso deixava um gosto amargo nela, é uma jovem sonhadora! Quer ser modelo e não vai deixar que nada lhe impeça de sonhar por tal! Alice tem dois amigos na instituição Tatiana e Leandro, Leandro é como um irmão para ela, mas ela é apaixonada por ele, e ele não o vê, pois ta ocupado de mais apaixonado por uma rapariga fútil chamada Filipa (...) Aqui vamos ver muitos valores, muitos mesmo, vamos ver muita luta da parte da Alice, vamos ver muito preconceito da sociedade, maldade e.t.c, é uma história muito bonita, onde mostra que todos somos belos à nossa maneira e que podemos todos seguir os nossos sonhos!


Samuel, esquizofrenia:

Samuel era um caloiro na Universidade, apaixonou-se pela Laura do segundo ano do curso dele, mas não achou que ela tivesse se interessado por ele, começou andar com outra rapariga e com os amigos dela, e a vida dele mudou, meteu-se no que não devia, e é Laura quem lhe vai ajudar! No meio disso tudo ele descobre que tem esquizofrenia! (...) Adoro esta história, vemos como até os problemas psicológicos das pessoas podem ser alvos também de muita crítica e desdém... não é só uma "invalidez" física que causa isso nas pessoas, ser-se diferente seja de que forma for é motivo para apontar dedos e desvalorizar as pessoas! Vemos um amor verdadeiro! De luta, muita luta interior e de um amor... repito-me mas é mesmo um foco, um amor verdadeiro, uma pessoa nestas condições é preciso de muito amor para se estar ao lado e apoiar e tem um desfecho tão lindo e com mensagens tão lindas, acho incrível a forma como a Carolina de história para história consegue mostrar tantos valores em vários patamares e formas!


Madalena, Síndrome de Tourette:

Madalena tem 13 anos, e detesta a síndrome que tem, faz-lhe repetir movimentos da cabeça e na fala, não tem amizades, sente-se sozinha, e refugia-se nos livros (quem nunca haha), vai para a biblioteca ler! A história familiar dela é muito conturbada! Na biblioteca acaba por conhecer um rapaz, que lhe vai dar alguma esperança e força na sua vida! (...) uma história muito dolorosa, com um desfecho inesperado, mais uma vez vários temas abordados, continuo a dizer que acho incrível que a partir de temas já bastante importantes a Carolina consiga de história em história colocar mais temas ainda de extrema importância! De uma criatividade tão real, pois tudo aqui poderia e pode perfeitamente ser real, tive pena do defecho desta história, é realmente marcante e incrível!


Maria Inês, Síndrome de Asperger:

Maria Inês tem dezasseis anos, e vai ter que ir para uma escola nova! A mãe sente-se preocupada, pois Maria Inês no passado já teve crises complicadas... na escola Maria Inês é seguida por uma psicóloga que proporem que seja um aluno voluntário a apoiar ela na escola, a conhecer melhor a escola, alunos e tudo o que fosse necessário, um rapaz que desde o início ficou curioso por ela (olhos lindos os dela) e acaba por se voluntáriar com o intuíto de a conhecer melhor, como é típico do síndrome, é difícil manter contacto com ela (...) É a minha segunda história favorita, achei tão linda e incrível! E tem tanta mensagem nela! Vemos aqui como as pessoas por vezes conseguem ser incrivelmente más e cruéis, com pessoas que nunca nada de mal lhes fez, tudo por serem diferentes! A coragem que as pessoas têm de fazer com cada atrocidade aos outros! Fiquei incrivelmente apaixonada por esta história de tão linda que é!


Bem, falei brevemente de cada história, pois não vos posso dizer muito para não contar demasiados spoilers, cada uma destas histórias tem uma profundidade enorme! Tantos detalhes INCRÍVEIS, as mensagens que aqui se encontram são mesmo incríveis, fico realmente feliz por ler um livro destes, por saber que um livro assim existe, amor é para todos! Mas não é só isso que o livro nos ensina, o livro trás muitos ensinamentos importantes, muitos valores, valores esses que toda a humanidade deveria de ter! É um livro obrigatório de se ler!


Redes sociais das escritora:



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Subscreve e fica a par de tudo 

Obrigada por se interessar!

© 2020 por Rina's books. Com o projecto " O que é nacional é bom"

  • Instagram
bottom of page